quinta-feira, 16 de junho de 2016

Encontro de Assessores da JMV Província de Curitiba em Pato Branco - PR



Nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2016, aconteceu na cidade de Pato Branco - PR o Encontro Anual de Assessores da JMV Província de Curitiba onde participaram jovens e assessores - Filhas da Caridade e Seminaristas, dos grupos de Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pato Branco e Toledo.

O encontro foi iniciado com uma oração coordenada pela JMV de Laranjeiras e teve como temática a chave, usando como inspiração a passagem: “Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome” (Jo14-14), concluído que a chave que abre o coração de Deus é a oração.

As palestras foram ministradas por diferentes assessores. A primeira teve como tema: “Somos ousados, somos da JMV” e ficou a cargo do jovem Henrique (Coca) que pertence a Jornada Jovem – JJ. Na oportunidade discutiu-se sobre o ser jovem, a oração, ser igreja, conflitos na juventude, ser modelo de juventude, quem sou eu, fazer caridade, ser casto, o pecado, vida eterna, conhecer a JMV, identidade, a mensagem da Medalha Milagrosa, os meios de comunicação. 

A segunda palestra, com o tema: “Modernidade líquida e o jovem”, foi assessorada pelo Pe. Geraldo Macagnan – Adm. Diocesano de Palmas e Francisco Beltrão. Onde o mesmo tratou sobre a Pastoral líquida (volúvel), sólida (valores) e gasosa (volátil/sem raiz), e utilizou o método ver, julgar e agir. Em sua fala citou máximas de uma gama de estudiosos, bem como indicou os livros: “Para onde vai a juventude” e “Jovens em tempo de pós-modernidade”, do Pe. Libanio; “Civilização do Amor – Projeto e Missão”, da CNBB, “Ser cristão hoje”, de Bingemer e a Bíblia Sagrada. Por último, recomendou alguns materiais disponíveis na rede: Livros: “O Peregrino e o convertido”, de Hervieu-Léger “E o verbo se fez bit”, de Sbardelotto (Unisinos) e “O Demônio do meio dia”, de Salomon; Vídeo: “On ou Off”, “O que eu quero ser” e Filme: “Deus não está morto I e II” e colocou como proposta de texto para acompanhamento: Caminho de Emaús (Lc 24, 13-35).



A terceira palestra teve temas diversos: Liderança, Ano da Misericórdia, Consagração Mariana e teve como assessora a Ir. Geovani, FC, dentre outras, destacamos em sua fala:

a) Doze Mandamentos de um Líder:
1.       Visão e objetivo do grupo
2.       Entender de metodologia
3.       Saber conduzir uma reunião
4.       Ser bom cobrador
5.       Saber controlar o tempo
6.       Ter boa capacidade de organização
7.       Ter ouvido refinado
8.       Dá testemunho de uma vida coerente
9.       Ter empatia
10.   Ser entusiasmado
11.   Ser uma pessoa de oração
12.   Ter Jesus como líder e a seguir como fez Maria

b) Tarefas
1.       Misericórdia: A JMV é chama a trabalhar projetos que contemplem as obras da Misericórdia defendidos pelo Papa Francisco.
2.       Consagração: Estudar o PPT e aplicar os quatro encontros sobre o tema nos grupos.
3.       Retiro: Preparar-se para o retiro da JMVPC que se 27 ago. 2016, no SVIFNSG, onde se fara a consagração. 
4.       Conexão Jovem: Atividade dia 17, de 13 as 17h- Dia da JMV


Além da formação em si, os participantes disfrutaram de outros momentos, a saber: Missa, Terço, Entrega das bandeiras, Animação, Passeio/Jantar, Danças/Recreação, Dinâmica de encerramento, bem como as intervenções:  
JMV na internet: Motivar os presentes a colaborarem com o site da JMV a atuarem nas redes sociais – Cleber Teodósio
Contabilidade: Prestação de contas, colaborações anuais, balanço de caixa, promoções sociais, etc. – Tesoureiro Diego.
Avaliação: Avaliar a caminhada, nos níveis de grupo, regional e província e propor melhorias. – Alisson Medeiros


O encontro foi bastante proveitoso e serviu para fortalecer a Associação a nível de província. A JMV Pato Branco prestou uma maravilhosa acolhida, serviço e cuidado aos participantes, apontamos um destaque especial para as Filhas da Caridade do Colégio que abriram as portas, as mãos e o coração, oferecendo a cada um dos que foram ao encontro o seu melhor. A todos o nosso muito obrigado. Rogamos a Jesus, Maria e São Vicente que os conserve em seu amor, ajude-os com a força necessária para seguir a missão e os proteja sempre!


Um comentário: