Nossa história

A Juventude Mariana Vicentina surgiu em Curitiba no dia 30 de junho de 1957, fundada pelo Padre Tadeu Dziedzic, como Associação dos Filhos de Maria. Nos primeiros anos, o Centro Regional de Curitiba compreendia as associações do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo que este último estado, em 1965, passou a pertencer ao Centro Regional de Porto Alegre.
Em 1962, centenas de membros da associação viajaram para o Rio de Janeiro para o Congresso Mariano Nacional, promovido pela Diretoria Nacional da Associação dos Filhos de Maria do Brasil. Após o Congresso Nacional, o Regional Sul promoveu o primeiro Congresso Mariano de Curitiba entre os dias 22 e 25 de janeiro.
Na década de 1970, o Regional Sul contava com 59 associações filiadas e, além da sede central, haviam sub-centros fundados em 1964 nas cidades de Barão do Cotegipe no Rio Grande do Sul, Cruzeiro do Oeste no Paraná e um terceiro em formação na cidade de Ponta Grossa, também no Paraná. As associações estavam assim distribuídas de acordo com os estados: Paraná com 45 associações; Rio Grande do Sul com oito associações; Santa Catarina com 6 associações; somando um total de 3.985 Filhos de Maria, 630 Aspirantes e 125 Benjamins. Havia centros da associação nos bairros Abranches, Orleans e Santa Cândida da cidade de Curitiba (PR), Laranjeiras do Sul (PR), no bairro Tomás Coelho da cidade de Araucária (PR), Ribeirão Claro (PR), São Mateus do Sul (PR), Peabiru (PR), Porecatu (PR), Paraguaçu (SC), Itaiópolis (SC), Antonina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Ribeirão do Pinhal (PR), Paraiso do Norte (PR), Cruzeiro do Oeste (PR), Campo Mourão (PR), Ponta Grossa (PR), Irati (PR), Catanduvas do Sul (PR), Cotegipe (RS), São Valentim (RS), Jacutinga (RS), Erval Grande (RS), Passo Fundo (RS), Erechim (RS), Colorado (RS), Nonoai (RS), Porto Alegre (RS,) Maringá (PR), Paranavaí (PR), Jaguaraiva (PR), Mallet (PR), Prudentópolis (PR), Apucarana (PR), Jacarezinho (PR), Assaí (PR), Imbituva (PR), Bandeirantes (PR), Cornélio Procópio (PR), Londrina (PR), Rolandia (PR), Santo Antonio da Platina (PR).
Em 1976, quando a Associação dos Filhos de Maria, a nível internacional, vivia a crise pós-conciliar e, no Brasil, foi duramente atingida com a revogação do direito de associação pelo Golpe de Estado de 1964, a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente propôs a união da associação com o serviço de animação vocacional da companhia em Curitiba. Um encontro entre as duas realidades reuniu cerca de 500 pessoas na Capela da Medalha Milagrosa em Curitiba no dia 27 de novembro daquele mesmo ano, por ocasião do centenário da morte da fundadora da associação, Santa Catarina Labouré. Após sério discernimento dos dirigentes da associação no Regional Sul, e acolhendo proposta da Santa Sé, os Filhos de Maria tornaram-se Movimento Marial e recusam unificação com o serviço de animação vocacional das Filhas da Caridade.
Em 1977 o Movimento Marial de Curitiba, após o primeiro Encontro Nacional para Responsáveis pelo Movimento Marial no Brasil, realizado em 1976, na sede nacional em Tijuca, no Rio de Janeiro, passa a viver uma forte experiência com a Teologia da Libertação e as Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs. Cinco anos depois, em 1981, o movimento no país reconhece seu carisma próprio, inspirado no apostolado de São Vicente de Paulo, passando a chamar-se Movimento Marial Vicentino. 
Em julho de 1997, um Fórum Internacional de Responsáveis Nacionais pelo Movimento Marial Vicentino é estabelecido na sede internacional em Paris, na França, para uma releitura da aparição de Nossa Senhora a Santa Catarina em 18 de julho de 1830. Diante de intensivos estudos, o movimento retoma a qualidade de associação com o nome de Juventude Mariana Vicentina e com novos estatutos internacionais. Na oportunidade a cidade de Madrid, na España, foi apontada para sediar o escritório administrativo da JMV a nível internacional, o Secretariado Internacional, e um Conselho Provisório foi eleito para apresentar o novo formato da associação a Santa Sé e reorganizar os países.
Após o Fórum, a cidade de Paris acolhia o Papa João Paulo II, para a Jornada Mundial da Juventude, enquanto comemorava os 50 anos de canonização de Santa Catarina Labouré, fundadora da JMV. Com o término da Jornada, entre os dias 18 e 24 de agosto, 2.500 membros e 262 assessores permaneceram na França para o primeiro Encontro Internacional de Jovens Vicentinos que contou com as seguintes conferencias: “Dimensão eclesial da JMV”, pelo Padre Robert Maloney; “Serviço caritativo da JMV”, pela Irmã J. Elizondo; “Dimensão mariana da JMV”, pelo Padre Lloret; dentre tantos testemunhos de missões ad-gentes.
Nos dias 05, 06 e 07 de setembro daquele mesmo ano, a JMV Curitiba enviou os membros João Luiz Czaya, Maria de Loudes Chacarowski, Izabel Cristina Chacarowski, Neiva Terezinha Gomes, Caroline Manfredini, Vera Lucia de Oliveira, Rosangela do Rocio Santiago e Adriane dos Anjos e as assessoras Irmã Elidia dos Santos e Irmã Marlene Terezinha Rosa para a I Assembleia Nacional da JMV Brasil, realizada em Curitiba, que elegeu os membros João Luiz Czaya de Curitiba, Aline Flávia Miranda de Belo Horizonte e Valcir Alves Rangel de São Paulo e o assessor nacional José Carlos Chacorowski, hoje bispo da Diocese de Caraguatatuba em São Paulo, para participar como delegados da Assembleia Geral Internacional, entre os dias 08 e 13 de agosto de 2000, em Roma, e como convidados para o encontro com o Papa João Paulo II na Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 15 e 20 de agosto, e do Encontro Internacional de Jovens Vicentinos que aconteceu dentro da programação da Jornada com o Santo Padre, entre os dias 14 e 18 de agosto, na Itália.
No dia 01 de novembro daquele mesmo ano, o Conselho Provisório da JMV Brasil, eleito na Assembleia Nacional, se reuniu no Rio de Janeiro para pôr em prática as linhas aprovadas pela plenária de Curitiba. Naquele mesmo mês o Conselho Internacional Provisório encaminhou aos países os primeiros rascunhos do Estatuto Internacional para consulta.
Em 1998 a JMV Curitiba contava com os seguintes membros em sua diretoria: Vera Lucia de Oliveira, Alan Heise Baldo, Neiva Gomes, Caroline Manfredini, João Luis Czaya, Isabel Cristina Chacorowski e Maria de Lourdes Chacorowski.
Em 18 e 19 de abril daquele mesmo ano, as Filhas da Caridade responsáveis pela orientação espiritual da JMV no Brasil se reuniram em Fortaleza: Irmã Rosalie Carvalho, do Rio de Janeiro, Irmã Eponima da Conceição Pereira, de Belo Horizonte, Irmã Marlene Terezinha Rosa, de Curitiba, Irmã Maria Zélia Barbosa, de Recife e Irmã Lêda Benevides de Magalhães, de Fortaleza. Elas sugeriram ao Conselho Internacional Provisório que a organização da JMV no Brasil, diante da extensão territorial do país, seja feita a partir das Províncias das Filhas da Caridade, tendo cada uma seu Estatuto próprio a partir do Estatuto Internacional.
Nos dias 02 e 03 de maio, a JMV Curitiba promoveu seu primeiro Encontro Provincial de Assessores. 
No mês de julho, os responsáveis pela associação nos países da América Latina se reuniram no III Encontro Missionário Latino-americano em Colombia com o objetivo de eleger os membros do Conselho Iberoamericano da JMV.
Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 1998 a JMV Curitiba, organizada como província, reunindo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, realizou sua I Assembleia Provincial com a finalidade de estudar e aprovar os novos estatutos.
Nos dias 11 e 12 de janeiro de 1999 o Conselho Internacional Provisório, presidido por Edurne Urdampilleta e formado pelos conselheiros Gladys Abid Said, Anna Salis e Danuta Pierkarz e assessores Padre Robert Maloney, Padre Benjamim Romo e Irmã Margaret Barret, se reuniu em Roma para redigir a versão final dos Estatutos Internacionais. Em 19 de janeiro a nova versão dos Estatutos Internacionais foi apresentada à Santa Sé para apreciação do Santo Padre e posterior aprovação, no seguinte 02 de fevereiro, com decretos do Pontifício Conselho para os Leigos e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Entre fevereiro de 1999 e agosto de 2000, 30 países redigiram ou revisaram os Estatutos Nacionais, enviando-os, em seguida, ao Conselho Internacional para aprovação.
Em setembro de 1999 o Secretariado Internacional foi aberto em Madrid, na España, com a comunidade de voluntários formada pelos membros e assessores: José Juan Pérz, Deborah Pacheco, Gloria Santillán Marínez, Ivanildo Dantas, Gladys Abi-Said, Ana Maria Escaño, Padre José Eugenio López e Irmã Luzdari Jiménez.
Entre os dias 01 e 04 de novembro de 2000 representantes das províncias da JMV Brasil se reuniram na cidade de Mariana, em Minas Gerais, para a II Assembleia Nacional da JMV Brasil que teve como tema “Somo Jovens, com Maria, anunciamos um Novo Milênio de Esperança”. A delegação da Província de Curitiba estava composta pelos membros Vera Lucia de Oliveira, Maria de Lourdes Chacorowski,  João Luis Czaya, Isabel Cristina Chacorowski e Alan Heise e pelos assessores Padre José Carlos Chacorowski e Irmã Elidia Roberto dos Santos que representavam 42 associações locais e 1.439 membros espalhados pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro os responsáveis nacionais pela JMV nos países da América Latina se encontram em Caracas, na Venezuela, para o lV Encontro Missionário Latino Americano com o tema “Por uma Igreja jovem servidora dos pobres”.
No dia 27 de setembro do mesmo ano, o Conselho Internacional aprovou os estatutos da JMV de Curitiba.
Em 2002, 19 grupos responderam ao Censo com a soma de 428 membros.
Entre os dias 01 e 04 de maio de 2003, no Rio de Janeiro, os delegados das províncias da JMV Brasil se reuniram na lll Assembleia Nacional na sede nacional em Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema “Batismo, fonte da vocação marial-vicentina” e lema “Com Maria, avançando para águas mais profundas”. A província de Curitiba foi delegada pelos membros João Luiz Czaya, Vera Lucia de Oliveira, Adão Vidal e Suzana Magali Szeremeta e pelos assessores Padre José Carlos Chacorowski e Irmã Jeane Adeline Szeremeta. 
No dia 15 de outubro do mesmo ano o Conselho Internacional nomeou a Irmã Jeane Adeline Szeremeta como Assessora Nacional da JMV Brasil. 
Em 2003, 17 associações locais da Província de Curitiba responderam ao Censo com uma soma de 417 membros.
No dia 09 de janeiro de 2004, o Conselho Internacional nomeou o Padre José Carlos Chacorowski, hoje bispo titular da Diocese de Caraguatatuba em São Paulo, como assessor nacional da JMV Brasil.
Entre os dias 25 de julho e 13 de setembro daquele ano, os responsáveis nacionais pela JMV nos países da América Latina se reuniram na cidade de Lima, capital do Peru, para o V Encontro Missionário Latino Americano. Delegaram pelo Brasil a conselheira nacional Alessandra Nadai, do Rio de Janeiro, e os assessores nacionais Irmã Jeane e Padre José Carlos.
Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2004, os delegados das associações locais da JMV Curitiba se reuniram na ll Assembleia Provincial com o tema “Somos Igreja Jovem a serviço dos pobres”, com os objetivos de realizar o repasse do V Encontro Missionário Latino Americano, ocorrido em Lima no Peru, e eleger o novo Conselho Provincial. Encerrada as atividades da Assembleia foi dado posse ao novo presidente da JMV Curitiba, Vladimir Rodrigues da  Silva, e seu conselho formado pelo vice-presidente Paulo Cesar da Silva, a secretária Maria de Lourdes Chacorowski e pelo tesoureiro Elcio da Silva. Os regionais estavam delegados da seguinte forma: Suzana Magali Szeremeta, de Reserva, pelo Regional Medalha Milagrosa; Mariana Borggiatto, de Paraiso do Norte, pelo Regional Virgem Guardiã; Angela Cristina Dambroski, de Araucária, pelo Regional Nossa Senhora das Graças; e Fabio de Oliveira, de Ribeirão do Pinhal, pelo Regional Imaculada Conceição.
Já em 2005, entre os dias 21 e 24 de abril, Fortaleza acolheu a IV Assembleia Nacional da JMV Brasil com o tema “Unidade e comunicação, um desafio para a JMV do Brasil”. Delegaram pela Província de Curitiba os membros Vladimir Rodrigues da Silva, Angela Dambroski, Mariana Brogiatto e os assessores Padre José Carlos Chacorowski, Irmã Jeane Adeline Szeremeta. Na oportunidade, Vladimir, já presidente da JMV Curitiba, é eleito presidente nacional da JMV Brasil. 
No mesmo ano, entre os dias 07 e 13 de agosto a JMV Brasil é delegada pelo presidente nacional Vladimir Rodrigues da Silva e seu assessor Padre José Carlos Chacorowski nas atividades da ll Assembleia Geral Internacional da JMV em Paris, na França. Após a Assembleia Internacional, Vladimir e Padre José Carlos seguem como convidados para um encontro com o Papa Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude em Colônia, na Alemanha, entre os dias 16 a 21 de agosto.
Em 2006, nos dias 18 e 19 de novembro, a Província de Curitiba promoveu a ll Jornada de Jovens Vicentinos com o tema “Juventude a serviço dos vulneráveis” e lema “Jovem missionário de Jesus Cristo entre os mais vulneráveis” na cidade de Cambé, no Paraná. Neste ano, 19 grupos responderam ao Censo com uma soma de 488 membros. Os grupos estavam nos bairros Mercês e Orleans da cidade de Curitiba, nos bairros Santa Cecília e Santa Luzia da cidade de Porto Alegre, no Santuário do Divino Espírito Santo da cidade de Ribeirão do Pinhal, e nas cidades de São Mateus do Sul, Terra Boa, Araucária, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Irati, Jacarezinho, Paraíso do Norte, Pitanga, Ponta Grossa e Reserva.
Em 15 de julho de 2007 o Conselho Internacional nomeou o Padre Mizael Donizetti Poggioli para oficio de assessor nacional da JMV Brasil. No mesmo ano, nos dias 08 e 09 de setembro, a Província de Curitiba realizou sua lll Assembleia Provincial e elegeu Aparecido André de Oliveira para presidente, Vera Lucia de Oliveira para vice-presidente, Maria de Loudes Chacorwski para secretária, e Lucas Copi para tesoureiro.
Entre os dias 18 e 24 de abril de 2008 a presidente internacional da Juventude Mariana Vicentina, Yasmine Cajuste, visita a Província de Curitiba.
Nos dias 22, 23, 24 e 25 de maio a cidade de Recife sedia a V Assembleia Nacional da JMV Brasil com o tema “Construindo a unidade nacional na vivência do carisma” e delegação da JMV Curitiba formada pelos membros Aparecido André de Oliveira, Vladimir Rodrigues da Silva, Lucas Copi e Agneti Souza e assessores Irmã Paula Pereira Alves, Irmã Jeane Adeline Szeremeta, Irmã Simone Verginia de Almeida Lídio. Yasmine Cajuste estava presente na assembleia que teve como objetivo avaliar a vivência das linhas de ação da lV Assembleia Nacional, apreciar, votar e aprovar a minuta do Estatuto Nacional e eleger o Conselho Nacional da JMV Brasil.
De 28 de julho a 10 de agosto de 2008 o vice-presidente nacional, Cleber Oliveira, e Gorete Paiva Timbó, de Fortaleza, delegaram pelo Brasil no VI Encontro Missionário Latino Americano, o EMLA, em Santo Domingo na República Dominicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário